Roberto Scheidt - Chefe de Oficina BMW Top Car Florianópolis
Que tal uma consulta com ele?
Roberto Scheidt, aos 42 anos, é um líder de oficina observador, que gosta de entender as necessidades dos outros. Afinal, mecânico é como médico ou psicólogo, se não estiver disposto a ouvir as queixas do outro, não servirá para a profissão. Logo que ele chega para essa entrevista, já dá para perceber o sorriso franco e olhar sincero. Daquelas pessoas que tu escolhe pra contar a vida, porque se algo secreto escapar ele tratará a informação com muita dignidade. Mas o que importa aqui, é que mesmo tímido, ele se deixou conhecer, e brevemente vamos contar quem é essa pessoa que no primeiro contato já nos traz boa impressão.
A paixão de Roberto pela mecânica vem de berço. Seu avô e seu pai eram mecânicos, e desde os 5 anos de idade ele já estava familiarizado com as ferramentas do pai, seus melhores e mais lúdicos momentos de infância eram na oficina. Seu pai sempre o incentivou a seguir o legado da mecânica, e Roberto escolheu o caminho de fazer o que gosta. Ele cursou mecânica básica e, antes mesmo de concluir o curso, recebeu uma proposta de trabalho na empresa do seu instrutor.
“Meu pai me ensinou a nunca desistir dos meus sonhos, ele foi meu grande exemplo, se tenho sucesso é em honra ao meu pai. Minha mãe me ensinou valores como disciplina, organização e cumprimento de horário. Até hoje ela me mostra o significado de humildade e empatia. Precisamos estar atentos aos que nos rodeiam, somos indivíduos coletivos.”
Determinado a aprimorar seus conhecimentos, Roberto fez um curso técnico de manutenção automotiva e começou a trabalhar na rede de distribuição em uma concessionária Fiat. Seu terceiro emprego foi na Top Car. Um dia, enquanto passava na frente da concessionária, Roberto se encheu de determinação e mesmo sem uma vaga aberta apresentou seu currículo. Para sua surpresa, pouco tempo depois ele foi chamado para uma entrevista e logo conseguiu uma posição como técnico júnior. Um ano depois, já era técnico pleno e hoje é um técnico master pleno, além de líder de oficina. Em setembro deste ano, ele completará 13 anos no Grupo. Roberto sempre admirou a empresa, e foi um sonho realizado quando ele teve a oportunidade de trabalhar com os modelos BMW.
“Quero permanecer na oficina por muitos anos ainda. Toda a novidade que surge me motiva a aprender. Desde que iniciei como mecânico diria que os veículos passaram por uma verdadeira metamorfose tecnológica. Quando cheguei na BMW pude acompanhar o início da conectividade, hoje tudo é conectado. Todos os dias decido que farei meu máximo, meu melhor e o restante deixo acontecer”, comenta Roberto.
Como líder, Roberto é responsável pelo gerenciamento de técnicos do pós-venda e acompanha todos os serviços prestados. Além disso, ele também oferece apoio no atendimento ao cliente, para ele lidar com pessoas não é um desafio e sim um privilégio. E com um time desses não surpreende os resultados de bom atendimento e satisfação com o serviço prestado pela concessionária.
Nas horas vagas, sua preferência é ficar em casa com a esposa Graziela e desfrutar da companhia da família. Entre os programas preferidos aquele bom filme de ação, mas se a programação não contar com uma produção nova, ele aceita assistir uma comédia, desde que, acompanhada de muita pipoca. Embora Roberto afirme não ser adepto de esportes, ele surpreende quando nos conta sua rotina matinal disciplinada. Todos os dias, entre 4 e 5 da manhã, ele sai para uma corrida de 6 km. Algumas raras vezes convence Graziela a enfrentar o tal ‘cárdio’. Quem em sã consciência decide enfrentar uma esteira durante a madrugada? Impossível questionar a força de vontade do colega.
A história de Roberto Scheidt é um exemplo de paixão pela profissão. Sua trajetória mostra como a persistência e a dedicação podem levar a grandes conquistas, mesmo quando se começa do zero. Com sua atenção aos detalhes e capacidade de entender as necessidades dos outros, Roberto continua a crescer não só na sua carreira, mas como um ser humano incrível, sempre disposto a ajudar.