Quando falamos em prazer de dirigir, tecnologia, digitalização e conectividade – a experiência de uso do automóvel – são atributos tão essenciais quanto motorização, esportividade ou design, e o BMW Group é pioneiro em integrar e aperfeiçoar estas experiências. A fabricante tem 100% dos seus veículos conectados no Brasil desde dezembro de 2016. Atualmente, são mais de 50 mil automóveis online e todos os serviços disponibilizados aos clientes da marca podem contar com esta conectividade sem custos adicionais desde 2014.
O consumo de dados por veículo BMW exemplifica essa crescente demanda por interação: aumento de 1500% desde o início da operação. O índice representa a imersão dos usuários e clientes da marca na tecnologia embarcada. O consumo por veículo registrado em julho de 2020 (82 MB), por exemplo, cresceu três vezes em comparação a janeiro (27 MB) do mesmo ano.
“Começamos com o BMW Teleservices, enviando dados técnicos de sistemas selecionados para auxiliar os concessionários a prestar melhor atendimento aos clientes. Atualmente há atualização de software para praticamente todos os módulos dos veículos; chamada de emergência, concierge e assistência 24h que recebem dados em tempo real; transmissão de pacotes de voz para reconhecimento com inteligência artificial em nuvem; e até transmissão de fotografias panorâmicas dos veículos para os clientes. E estamos só començando”, afirma Henrique Miranda, gerente de conectividade do grupo no Brasil.
A fabricante bávara também foi a primeira marca premium a introduzir atualização remota de software no país para toda a gama. O Remote Software Upgrade (RSU), sistema de atualização remota da BMW, utiliza a internet embarcada nos modelos da marca para fazer o download, em processo similar ao que ocorre com smartphones. As atualizações trazem otimizações para os clientes de forma gratuita.
Além da comodidade, entre os principais benefícios proporcionados pela atualização remota estão a agilidade na comunicação de campanhas técnicas e eventuais atualizações ou upgrades de sistema, a possibilidade da incorporação de novas tecnologias e a garantia de estar a todo o momento com a última atualização instalada.
Outro diferencial é a capacidade de levar o ambiente de aparelhos celulares e videogames para o interior do veículo, conectando o carro a uma nova geração, ávida por novidades, aplicativos e serviços.
A BMW também tornou possível, pela primeira vez na indústria brasileira, que as imagens geradas a partir das câmeras que equipam alguns dos veículos sejam gravadas em formato de foto e vídeo e disponibilizadas para os clientes. “Fomos a primeira empresa a transmitir imagens a partir do veículo com o Remote 3D View, que permite os usuários registrar imagens panorâmicas 360º de seus veículos de onde estiverem, a partir de um clique no app BMW Connected”, informa Henrique Miranda, gerente de conectividade do grupo. “Já a tecnologia Drive Recorder permite a gravação de vídeos com até 40 segundos de duração. A BMW estuda a disponibilização dos vídeos também remotamente, por meio do SIMCARD embutido nos veículo”, acrescenta o executivo. Este recurso já foi utilizado por mais de dois mil clientes BMW.
Agora, a BMW prepara a maior agenda de lançamentos de funcionalidades e serviços desde o início do BMW ConnectedDrive.
Veículos BMW conectados
50 mil veículos conectados no Brasil;
100% da frota interativa desde dezembro de 2016;
Aumento de 1500% no consumo de dados desde 2014;
Consumo de dados por veículo triplicado entre janeiro e julho de 2020.